ASPECTOS GEOGRÁFICOS
A cidade está localizada no sul do Ceará, na microrregião do Cariri, distante cerca de 542,4 (536)Km da capital Fortaleza. Sua área é de 500,9 ( 457,034 ) Km2. Limita-se: ao Norte com o município de Barbalha - CE, ao Sul com o estado de Pernambuco, ao Leste com Porteiras - CE, Jati - CE e Penaforte - CE e ao Oeste também com o estado de Pernambuco, cidade de Serrita - CE e Morelândia - PE e Barbalha - CE.
Possui uma altitude na sede de 652 (680 ou 620 ocupando o 10º lugar entre as demais cidades cearenses)m.Seu relevo é formado por um planalto, representado pela Chapada do Araripe e por algumas serras entre as quais destacam-se Serra do Cruzeiro, Boca da Mata, Boa Vista e Serra do Portal. O ponto culminante é o talhado do cruzeiro com 1100m de altitude. O restante do município é aplainado caracterizando assim a região do sertão.
A vegetação é marcada pela presença da Floresta Nacional do Araripe, que cobre parte do município. O clima é caracterizado por temperaturas amenas que variam de 190 a 280 C. A temperatura especialmente nos meses de junho-julho pode descer a 150 C, exigindo que a população vista agasalhos apropriados.
A hidrografia é formada por um rio, o Rio Jardim, periodicamente seco, pelos riachos: Jacundá, Porcos, Gravatá e Boca da Mata. Do sopé da Chapada há o afloramento dos lençóis freáticos em forma de belíssimas fontes de água cristalina que são a maior atração turística. As fontes totalizavam 72, destas: 30 secaram, 22 estão atualmente com suas vazões reduzidas e apenas 20 permanecem inalteradas; dentre as quais as mais conhecidas são: Boca da Mata (que abastece a cidade) e Boa Vista (atração turística).
Os tipos de solo que se destacam são: Bruno não cálcico, Litólico, Eutrófico, Latossolo vermelho-amarelo distrófico e Vertissolo. De uso potencial em: culturas diversificadas, fruticultura, algodão e pecuária extensiva.
Pesquisa :Maria das Graças Barros
Nenhum comentário:
Postar um comentário